quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Agenda para as comemorações do Dia mundial do diabetes em ALAGOAS


2ª Corrida Contra o Diabetes

Cerca de 1000 atletas, amadores e profissionais – com diabetes ou não – partirão em prol da saúde e qualidade de vida no dia 08 de novembro. A corrida terá percurso de 5 e 10km, com largada prevista para as 07h (horário local), na Praça Multieventos, na Pajuçara.

A 2ª Corrida Contra o Diabetes é uma realização das regionais Alagoas da SBD e da SBEM. O evento tem objetivo de mobilizar pessoas, empresas e governos, no sentido de difundir os avanços no tratamento da doença. Durante o evento, serão realizados testes de glicemia, ginástica, atividades recreativas, além de palestras.A organização da prova fará uma distribuição de R$ 15 mil em prêmios para os vencedores das várias categorias. Para sua realização a corrida recebe o apoio do Instituto GBarbosa, Drogarias São Luiz, Vip Aerobic Assessoria Esportiva, Top Academia, Prefeitura de Maceió, Sesi, Nutrilar, Governo de Alagoas, Cesmac, Braskem, Novo Nordisk, Turiscam, Unicred, Sococo, Maceió Shopping, Casa do Médico, Diagnose e Cardio Cardiologia Avançada.

Festa Para Pacientes com Diabetes

A Casa do Médico fará um evento para 50 clientes com diabetes sorteados. A festa acontece no dia 11 de novembro, às 19h, no Salão de Festas Bistrot. Haverá palestra com endocrinologista, sorteio de brindes e produtos, música ao vivo e jantar diet.

Segundo a organização do evento, o objetivo é que através de um encontro descontraído entre profissionais da saúde e pacientes, seja feita uma contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas com diabetes.

 Palestras em Marechal Deodoro

O Centro de Saúde Prof. Estácio de Lima, na cidade de Marechal Deodoro, realiza, na manhã do dia 11 de novembro, palestras sobre alimentação, prevenção, pé diabético e saúde bucal. A atividade será realizada na Sociedade Musical Santa Cecília.

Um dos palestrantes é o endocrinologista Edson Perroti, da Sociedade Brasileira de Diabetes. Ele vai falar sobre o tema “Diabetes: Educar para Prevenir”. O encerramento está previsto para o meio dia, quando serão oferecidos lanches. O apoio é da Secretaria municipal de Saúde.

II Fórum de Apoio ao Diabético
A Liga Acadêmica de Diabetes da Universidade Federal de Alagoas (LADUFAL) promove, no dia 12 de novembro, das 8h às 11h, o II Fórum de Apoio ao Diabético. O objetivo é esclarecer as pessoas com diabetes e seus familiares sobre aspectos relacionados ao diabetes. Serão realizadas palestras e atividades práticas multidisciplinares, no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, onde acadêmicos e profissionais de saúde vão orientar sobre fisiopatologia da doença, complições, aspectos nutricionais e da reabilitação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com diabetes.


Também haverá triagem para pessoas com diabetes, com medição de glicemia capilar, pressão arterial, circunferência de cintura e quadril, peso e altura, além de exame do Pé Diabético, de urina e de fundo de olho.

Orientações em Arapiraca

No dia 14 de novembro, a Farmácio Altofarma (Rua Governador Luiz Cavalcante, 629 - Alto do Cruzeiro) será decorada de azul e serão distribuídos panfletos, com orientaçãoes sobre como prevenir e como conviver com o diabetes.


Amigos Acadêmicos em Maceió
O Grupo de Estudos em Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, realizará pelo segundo ano consecutivo, o Projeto AMIGOS ACADÊMICOS – como forma de contribuição ao Dia Mundial do Diabetes.
Local: Universidade Federal de Alagoas
Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n,
Tabuleiro do Martins – Maceió – AL, CEP: 57072-970
Data: 16 a 18 de novembro
Público-Alvo: Estudantes Universitários dos cursos das áreas de saúde
Objetivos:
  • Avaliação do conhecimento dos estudantes sobre diabetes, seus fatores de risco e suas complicações, medidas antropométricas (Índice de Massa Corpórea, Circunferência Abdominal), Pressão Arterial, Medidas da Glicemia Capilar;
  • Promoção de medidas educativas sobre fatores de risco para diabetes mellitus e suas complicações; estimulo a uma vida saudável;
  • Sensibilizar os estudantes sobre a importância do Diabetes Mellitus e da necessidade de uma integração entre todos os cursos com o intuito de formar multiplicadores de medidas educativas e preventivas sobre diabetes em suas populações–alvo.
Metodologia: Serão confeccionados bannerseducativos abordando os fatores de risco, conhecimentos sobre diabetes e suas complicações e a importância de cada curso da área de saúde para a promoção de educação em diabetes. Um questionário será aplicado para avaliar o conhecimento dos alunos sobre diabetes, seus fatores de risco e suas complicações, bem como para registrar as medidas antropométricas e glicemia capilar.
O coordenador é o Dr. José Anderson da Silva, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

Comemoração Para os Funcionários do HGE – Maceió
O Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE) promove uma manhã de atividades em seu auditório, junto a seus funcionários, com a realização de exames de glicemia; palestra com nutricionista ,abordando a importância de uma alimentação equilibrada; além de um lanche. O evento acontece no dia 
18 de novembro, às 07h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário