quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dicas para controlar o diabetes


Não existe fórmula mágica para controlar o diabetes, mas, uma das principais recomendações é adotar uma dieta equilibrada e praticar com regularidade exercícios aeróbicos.

 

Dicas para controlar o diabetesConfira abaixo, um resumo das dicas da cartilha “Dez Passos para Uma Alimentação Saudável”, do Ministério da Saúde, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, da Sociedade Brasileira de Hipertensão, da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes, entre outras instituições.

1º passo: estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 ou 6 refeições diárias.

Diabetes. Nós CuidamosA primeira decisão para uma alimentação saudável é respeitar ao máximo os horários das refeições.
Diabetes. Nós CuidamosProcure fazer de 5 ou 6 refeições ao longo do dia.
Diabetes. Nós CuidamosIntercale lanches saudáveis entre as três principais refeições.
Diabetes. Nós CuidamosEvite pular refeições! Mantendo essa disciplina, além de ajudar no controle da glicemia, evita-se o consumo excessivo de alimentos na próxima refeição.
Diabetes. Nós CuidamosNos lanches, prefira frutas ou algo mais leve.

2º passo: consuma tipos variados de verduras, legumes e frutas – prefira sempre aqueles de coloração intensa, como os verdes escuros e amarelos.

Diabetes. Nós CuidamosEste grupo de alimentos está associado a um menor risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e mesmo alguns tipos de câncer.

3º passo: escolha alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, legumes, feijão, cereais integrais (arroz e pão integral) e farinhas (aveia, trigo).

Diabetes. Nós CuidamosAs fibras são componentes dos alimentos que, além de ajudar na função digestiva, ajudam a reduzir o colesterol.
Diabetes. Nós CuidamosAs fibras estão presentes em vegetais, especialmente se consumidos crus.
Diabetes. Nós CuidamosConsuma três ou mais porções de legumes e verduras e duas porções ou mais de frutas como parte principal das refeições, sobremesas e lanches, diariamente.
Diabetes. Nós CuidamosComa, sempre que possível, feijão, lentilha, ervilha, fava ou grão de bico, preferencialmente quatro vezes por semana. O feijão tem proteína e é rico em ferro. Coloque pelo menos uma concha de feijão ou de outras leguminosas no seu prato, na hora do almoço e do jantar.
Diabetes. Nós CuidamosOutra opção para aumentar o consumo de fibras é utilizar cereais integrais, farelos de arroz e aveia. E lembre-se: nossa tradicional combinação de arroz com feijão é uma ótima fonte de proteínas!

4º passo: evite alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.

5º passo: consuma pouco sal de cozinha; evite alimentos com alto teor de sal. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha, orégano) ou limão, para tornar as refeições mais saborosas.

Diabetes. Nós CuidamosÉ muito importante saber que o sal contém sódio, que é o elemento químico associado à hipertensão.
Diabetes. Nós CuidamosHabitue-se a olhar o rótulo dos alimentos industrializados.
Diabetes. Nós CuidamosAo comprar sal, observe na embalagem se é iodado. O iodo é importante para prevenir certas doenças.

6º passo: diminua o consumo de gordura.

Diabetes. Nós CuidamosA ingestão excessiva de gorduras pode levar à obesidade, além de contribuir para o diabetes, pressão alta, aumento de colesterol, doenças cardíacas e até mesmo certos tipos de câncer.
Diabetes. Nós CuidamosO consumo de gordura deve ser sempre moderado, dando preferência ao leite desnatado e derivados com baixo teor de gordura (queijos brancos), às carnes magras e aos alimentos preparados com pouco óleo.
Diabetes. Nós CuidamosDiminua a quantidade de margarina e manteiga.
Diabetes. Nós CuidamosEvite frituras e alimentos industrializados com gordura vegetal hidrogenada. Prefira óleo de soja para cozinhar os alimentos.
Diabetes. Nós CuidamosRetire o excesso de gordura visível, antes do preparo dos alimentos (pele de frango e gordura aparente das carnes, por exemplo).
Diabetes. Nós CuidamosDê preferência a alimentos assados e cozidos.
Diabetes. Nós CuidamosAzeite de oliva pode ser acrescentado a saladas, legumes e pratos prontos, embora com moderação!

7º passo: evite o fumo e as bebidas alcoólicas

8º passo: beba muita água!

Diabetes. Nós CuidamosO ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia (6 – 8 copos grandes), nos intervalos das refeições principais. Porém, no caso de hipertensão ou diabetes, consulte sempre seu médico sobre a quantidade adequada.
Diabetes. Nós CuidamosEvite refrigerantes e álcool.
Diabetes. Nós CuidamosPrefira sucos de frutas naturais.

9º passo: mantenha um peso saudável.

Diabetes. Nós CuidamosPeso saudável é aquele adequado para cada pessoa, de acordo com seu biótipo e características pessoais.
Diabetes. Nós CuidamosO excesso de peso decorrente do acúmulo de gordura aumenta o risco de várias doenças, incluindo diabetes e hipertensão. Para saber se seu peso está adequado, procure seu médico e faça o cálculo simples de seu Índice de Massa Corpórea (IMC): divida seu peso (kg) por sua altura elevada ao quadrado (m2). Se o valor estiver entre 18,5 e 24,9 kg/m², tudo bem por enquanto. Caso contrário... médico, direto!

10º passo: procure ter uma alimentação saudável e uma atividade física regular e moderada.

Diabetes. Nós CuidamosUma alimentação saudável não tem grandes segredos: é aquela que atende às necessidades de nutrientes que o organismo precisa, sendo variada, saborosa e baseada em alimentos naturais, além de respeitar a cultura alimentar da região.
Diabetes. Nós CuidamosComer deve ser sempre um prazer, associado à convivência familiar e social!
Diabetes. Nós CuidamosMovimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a saúde física e mental. O lazer, o prazer e o movimento são importantes para um viver saudável.
Diabetes. Nós CuidamosA atividade física e uma alimentação saudável são fundamentais para a saúde e a qualidade de vida, em qualquer fase da vida.
Diabetes. Nós CuidamosPara diabéticos, hipertensos e obesos, esses elementos devem se tornar um hábito: procure fazer algo agradável no dia-a-dia, se possível diferente do seu trabalho. Atividades recreativas junto com a família e amigos melhoram a qualidade de vida e o seu desempenho, seja no trabalho ou em casa.





Atenção Converse com seu médico e seu nutricionista para discutir sua alimentação e a melhor atividade física para você.

 FONTE: www.diabetesnoscuidamos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário