sábado, 14 de novembro de 2009

Sobre o Dia Mundial do Diabetes


È hoje!!! 
14 de novembro, Dia mundial de combate ao diabetes.


Sobre o Dia Mundial do Diabetes 
O dia 14 de novembro foi escolhido para ser o Dia Mundial do Diabetes por ser o dia do nascimento do cientista canadense Frederick Banting. Ele e Charles Best projetaram a ideia que levou à descoberta da insulina.


Para que o diabetes ganhe destaque, a International Diabetes Federation incentiva a realização de centenas de atividades pelo mundo inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a SociedadeBrasileira de Diabetes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) também apoiam a causa.




Por Que um Círculo Azul?

A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Ela foi e continua sendo representada por um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.



Tema 2009
O tema do Dia Mundial do Diabetes para o período de 2009-2013 é 
Diabetes: Educar para Prevenir. 

A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes.




Para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre o poder de informação através da educação. Para os governos, é um alerta para implantar estratégias eficientes e políticas de prevenção e de monitoramento do diabetes para resguardar a saúde dos cidadãos com diabetes e daqueles que possuem risco de ter. Para profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento, de modo que as recomendações baseadas em evidência sejam colocadas em prática. Para o público em geral, é uma oportunidade para entender o impacto do diabetes na saúde e saber, na medida do possível, como evitar ou retardar o aparecimento do diabetes e suas complicações.

As mensagens-chave dessa campanha são:

  • Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta
  • Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer
  • Saber como cuidar do diabetes e controlar.
    Os objetivos da campanha 2009-2013 são:
    • Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações.
    • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações.
    • Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações.
    • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce.
    • Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados.
    • Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.




      Nenhum comentário:

      Postar um comentário