quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Diabetes e Yoga

Você sabia que a prática regular de yoga pode reduzir as taxas glicêmicas, diminuir a pressão arterial, auxiliar na perda de peso e ajudar a manter a calma e paz interior?

Já é bem sabido que as atividades físicas são importantes para o controle do diabetes, além de serem uma forma natural de manter o peso adequado e tratar problemas cardíacos.

Mas há alguma coisa especial sobre a antiga arte de yoga. As posturas têm sido utilizadas por milênios para tratar doença, e os efeitos continuam sendo relevantes. As posturas de yoga podem, para a maioria das pessoas, ajudar a controlar as causas do diabetes do tipo 2.

Pesquisas

A yoga reduz o nível glicêmico devido ao esforço muscular. Pesquisadores do Departamento do Laboratório, no Central Research Institute for Yoga, em Delhi, na Índia, estudaram os efeitos da yoga em 149 portadores de diabetes não dependentes de insulina. 69% deles mostraram uma boa resposta ao tratamento. Os pesquisadores concluíram que a yoga é uma simples e econômica terapia para os portadores de diabetes não dependentes de insulina.

Em outro estudo, realizado pelo departamento de Psicologia do All India Institute of Medical Sciences, em Nova Delhi, cada voluntário praticou as posturas abaixo por cinco dias da semana, com intervalo de dois dias. Os exames de sangue mostram efeito cumulativos da yoga, melhorando a sensibilidade dos indivíduos à glicose.

Posturas praticadas:

Dhanurasana (postura do arco), Matsvendrasana (torção lateral) Hasalana (meio arado, ou seja, com os pés acima a cabeça), Vajrasana (postura sentada com o corpo dobrado para trás), Naukasana (postura do barco), Bhujangasana (cobra), Setubandhasana (ponte) e Pavanamuktasana (vento).


Por que a yoga funciona?

A maioria dos estudos têm tentado mostrar os mecanismos pelos quais a yoga tem levado ao sucesso no tratamento do diabetes. Uma das chaves, além do trabalho físico, parece estar na redução do estresse. O estresse dificulta o controle do diabetes porque pode levar à elevação dos níveis glicêmicos e favorecer o desenvolvimento de algumas complicações, em especial cardiovasculares. Yoga e meditação são, certamente, duas das melhores práticas para redução do estresse.

Boa notícia

A boa notícia é que a prática da yoga pode ser realizada por qualquer pessoa, independente da idade e peso. Há ótimos professores de yoga e muitos livros a respeito. Além disso, não é uma prática cara. Tudo o que é preciso para praticar yoga é: vestir-se com roupa confortável, música calma, talvez um colchonete, e se reservar uma hora, três vezes por semana.

Fonte: Diabetes Focus, an official publication of Diabetes South Africa. Issue 57, 2009, p. 32-33.

Traduzido e adaptado por Vanessa Pirolo e Mark Barone

Fonte : Diet Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário