sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sobrepeso em jovens após diagnóstico preocupa


Crianças e jovens diagnosticados com diabetes tipo 1 geralmente chegam ao consultório médico com peso abaixo do normal, uma vez que um dos sintomas do surgimento da doença é a perda de peso súbita e acelerada. Depois de diagnosticados e com o andamento do tratamento, eles recuperam o peso e, parece, muitas vezes passam a linha da normalidade, chegando ao sobrepeso e, até, à obesidade.


Essa é a conclusão de um estudo realizado por um time de pesquisadores norte-americanos de diversos centros, publicado no jornal Pediatric Diabetes. Eles analisaram os dados de quase 4 mil jovens com diabetes dos tipos 1 e 2, comparando suas taxas de sobrepeso e obesidade com quase 8 mil jovens da população em geral. Todos tinham entre 3 e 19 anos de idade.



Como esperado, já que um dos fatores que levam à doença é o excesso de peso, jovens com diabetes tipo 2 tinham altas taxas de sobrepeso (10,4%) e obesidade (79,4%). A surpresa ficou por conta da constatação de que o sobrepeso - mas não a obesidade - também era mais alta entre jovens diabéticos tipo 1 do que entre não diabéticos (22,1% contra 16,1%).


A descoberta é preocupante porque jovens com diabetes têm maior risco de apresentar doenças cardiovasculares quando ficam mais velhos e a presença de obesidade e sobrepeso aumenta esse risco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário