sábado, 21 de agosto de 2010

Projeto Diabetes nas Escolas Disponibiliza Dicas na Internet

O site diabetesnasescolas.org.br é o resultado de uma parceria entre 
a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O objetivo do projeto é fornecer informações precisas sobre o diabetesàs escolas e a crianças e adolescentes em geral, e também aos pais e responsáveis.

As páginas reúnem informações como: quais são os tipos de diabetes mais comuns; suas características; quais são os sintomas; os tipos de tratamento; os cuidados com a alimentação; e como fazer a monitorização da glicemia.

Cartilha
Além de acessar livremente os textos, o internauta pode fazer o download de uma cartilha didática, ilustrada com personagens e contendo dicas e informações sobre o assunto em uma linguagem simples.

A coordenadora do projeto é a Dra. Marília de Brito Gomes, presidente da SBD durante a gestão 2008-2009, professora e endocrinologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Kit
Uma das dicas oferecidas no site Diabetes nas Escolas é o chamado “kit de hipoglicemia” – ou seja, o que providenciar em caso de uma emergência hipoglicêmica, como dois sachês de mel ou uma lata de refrigerante.

Através do programa de apoio a projetos de extensão e pesquisa, a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) está oferecendo auxílio ao Diabetes nas Escolas com 35 mil reais. 

O site também possui uma conta no Twitter, onde são anunciadas novidades no conteúdo do site.

Autor: Cintia S. Castro
Fonte: Diabetes nas Escolas

6 comentários:

  1. Muito importante a sua iniciativa de envolver toda a sociedade para a divulgação e escarecimento sobre a diabetes infantil, principalmente nas escolas que infelizmesnte ainda estão muito despreparadas para lidar e colaborar com a criança e a familia. São iniciativas como essa que vai descortinando a ignorância da sociedade. Você é uma mâe guerreira se todos assumissem esse papel teríamos uma sociedade mais justa e melhor para nossas crianças. Ao invés de se recolher na dor, assumem o comando de contribuir com todos que não tem a oportunidade e o esclarecimento. Parabéns. Verônica Barbosa (Psicologa e Psicopedagoga)

    ResponderExcluir
  2. É Nonca... Muitas são as escolas que se dizem preparadas para situações como esta, mas poucas realmente o são... Troca de experiências, em nosso caso, é muito importante. Minhas experiências podem ajudar a outras pessoas, e compartilhar isso nos faz muito feliz... Um beijo!!

    ResponderExcluir
  3. queria saber de uma escola bem preparada para colocar meu filho, ele tem 2 anos e acabo de descobriri que ele tem diabetes...

    ResponderExcluir
  4. Antes de tudo, em que cidade você mora??

    ResponderExcluir
  5. oi,
    moro em Maceio, sou cunhada da Renata, acho que ele ja folou do sobrinho dela que é meu filho.
    to muito preoculpada quando começar as aulas e se os professores vão saber agir se acontecer alguma coisa com meu filho.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Não sei bem do seu caso, mas acho que foi um que soube semana passada que minha prima Ana Maria me ligou pra pegar o telefone da Susana... Se for isso mesmo, pega meu telefone com ela e me liga pra conversar.... Estarei sempre disponível!!!! Se quiser manda e-mail pra mim... carolinalimaf@uol.com.br que mando meus telefones pra vc...
    Não sei em que bairro você mora, mas moro na Ponta verde e Julia hoje estuda no COC e eles são super dedicados e bem informados sobre diabetes... Foi um colégio que apesar do tamanho, realmente me surpreendeu... Ela já está indo pro terceiro ano estudando lá e nunca tive problemas... No inicio (quando Julia tinha um ano e meio)colocamos Julia numa outra escola bem conceituada, mas nem ela se adaptou a escola e muito menos a escola a ela (veja na aba vídeos e reportagens sobre nós que tem a reportagem na revista falando sobre a outra escola). Não foram legais com a alimentação dela nem muito menos com os cuidados com ela... Essa é realmente uma escolha que tem que ser bem criteriosa, pois é a sua tranquilidade e a saúde de seu filho que está em jogo... Um critério que vc tem que considerar é que a escola deve ser perto ou de onde vc estará ou de quem cuidará de seu filho estará pois em caso de qualquer emergência ou necessidade se chega rapidinho na escola... Quando descobrimos que um filho nosso tem diabetes, no começo é sempre um pouco dificil, mas aos poucos você se acostuma com a situação e passa a fazer parte da rotina, e a vida segue em frente!!!! Qualquer coisa que precisar entre em contato comigo.... Beijos!!!!

    ResponderExcluir