segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Júlia e as aplicações de Insulina

Caneta de insulina Novopen 3 Demi

Júlia desde o início, nunca teve uma boa reação às aplicações de insulina, principalmente à insulina Basal (inicialmente com a Lantus e atualmente com a Levemir)...
Agulha Bd Ultrafine III de 5mm
Apesar de usarmos nela a menor agulha de todas que é a de 5mm da BD e a caneta de insulina que á considerada uma das melhores de todas, que é a Novopen 3 Demi, da Novonordisk,  ela sempre reage a todas as aplicações com muito choro e reclamações.
Ultimamente temos notado que tem piorado bastante em suas reações... Ela tem dado verdadeiros escânda-los...
Na aplicação de 6 horas da manhã, tentamos sempre pegar ela ainda dormindo para evitar estresse... Quase sempre conseguimos... Mas na de 6 horas da noite,  não tem jeito,  sempre tem choros e muito gritos...
Todos os dias conversamos muito com ela sobre isso, explicando que não fazemos aquilo porque queremos, mas sim porque ela precisa para que ela não fique dodói, e sempre explicando o porquê e o que acontece se não dermos a insulina naquele momento... Mas, não tem conversa que dê jeito... Já tentamos de todas as formas.
Muitas vezes ela sabe que está chegando a hora de tomar e fica enrolando (desde desta idade e já tão espertinha), fugindo, inventando coisas para fazer só para adiar o quanto ela pode a aplicação.
Mas tanto eu como Marcos, somos muito Caxias (alias temos que ser) e não abrimos a guarda de forma alguma!!! A hora da insulina e das refeições são horas sagradas para nós e buscamos sempre seguir a risca os horários...
Sempre a impressão que tenho é que não é a picada da agulha que incomoda ela, mas sim a entrada da insulina no corpo... Ela não sabe dizer ainda com precisão, mas me parece arder um bocado!!!  Muitas vezes fica até uma mancha vermelha circulando o lugar da aplicação, principalmente quando ela toma a Levemir.
A novorapid que é a insulina de ação ultra rápida (usamos nela só quando necessário, dependendo de suas glicemias e de quanto de CHO ela comeu na refeição) ela quase não reclama... Não sei se é porque não arde tanto quanto a outra ou se porque a quantidade é sempre menor...
Quando estamos fora de casa ela até que se comporta mais... Será que a reação de casa pode ser manha e drama??? Ou ela na rua sente vergonha de chorar apesar de estar sentindo dor??? Queria poder aplicar em mim alguma vez só para sentir a sensação que Júlia sente... É difícil você combater uma reação sem saber o porquê dela, sem saber os verdadeiros motivos que levam ela a dar tanto escânda-lo para tomar insulina...

Outra coisa importante que tenho que destacar é o local da aplicação...
Temos sempre que ficar fazendo rodízio entre os lugares que aplicamos (braços, pernas, barriga e glúteo), mas muitas vezes ficamos sem muita alternativa.
Sabemos, de acordo com a reação dela, que os lugares que menos dói nela são as laterais dos braços e principalmente o bumbum...
Ela não deixa de forma nenhuma nós aplicarmos na barriga com ela acordada, por isso a barriga é nosso local preferido para a primeira insulina do dia que é justamente a que aplicamos com ela ainda dormindo.
 Os braços deixamos para as ultra rápidas, principalmente quando estamos fora de casa pois é super fácil de aplicar....
A aplicação na perna, evitamos muitas vezes por conta da absorção da insulina que não é boa na Júlia. Ela já teve algumas hiperglicemias por conta de aplicações na perna, principalmente da basal. É o local que menos gostamos de aplicar e que é mais difícil de prever o que vai acontecer...
Passamos a aplicar também nas gordurinhas laterais da barriga dela, os famosos pneuzinhos, e estamos tendo muito sucesso, tanto com a absorção como na reação dela à aplicação.

Espero que quando ela crescer um pouco mais as coisas melhorem e ela passe a reagir melhor às aplicações... Nosso coração agradece e acho que nossos vizinhos também, pois todos do prédio devem se assustar com o escanda-lo diário das aplicações. 

Abraços em todos,
A mãe da Jujuba

9 comentários:

  1. Oi Carol, tudo bem?!
    A enfermeira que trabalha com o Dr. Calliari me disse que as insulinas lentas são mais ácidas e ardem mesmo, e tmbém pq a quantidade que aplicamos delas e bem maior do que a novorapid, por exemplo... aquim a Levemir são 12U de manhã e 7 de noite e a ultrarapida é no máximo 3U...

    Os locais de aplicação rpa vivi são os mesmos já Julia... bumbum e braço... perna muito raramente e barriga nunca.... eu notei que na perna fica esse vermelho mesmo quando aplica e principalmente a Levemir.. deve ter a ver mesmo com acidez e quantidade!!!

    Torço pra que essa choradeira passe logo, se ela não chora na rua, deve ser pq a dor não é tão grande assim... se fosse, ela choraria fora de casa também...

    eu ja me furei com as agulahs e seringas pra ver como é... realmente, tem lugares que a gente nem sente... já fez???

    eu aplico na Vittoria enquanto ela dorme e ela nem percebe.. tomara que com a Julia seja assim o mais breve possível... imagino a dor no coração que vcs sentem... mas sendo pro bem delas, nem pensamos muito, fazemos e pronto.

    Você já pensou na questão da bomba de insulina??
    Tenho pensado nisso...

    Um beijo! Boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol, td bem? Prazer em conhecê-la e obrigada por seguir meu blog. Faz pouco tempo que criei o meu e já estou adorando fazer doces amizades... Sua filha é muito fofa! Ter Diabetes pra mim não é problema, muito pelo contrário, passei a prestar mais atenção em mim, em relação às coisas que como e bebo, se faço ou não atividade física, vejo a diferença, aumentou a minha qualidade de vida, com certeza. Só precisamos estar atentos às nossa glicemias...
    Sabe, achei interessante este seu post. Não sei se tem a ver, mas eu sempre achei que era melhor usar das menores agulhas possíveis. Agora eu uso a de 8mm. Mas já usei muito da de 5mm. Incrível que com a menor, eu sentia dores mais frequentemente do que com a de 8mm. Uma época usei seringa e como era fornecida pela prefeitura, nem sempre tinha o tamnho ideal. As vezes eu tinha que usar umas enormes, mas o engraçado que doía bem menos. De repente, seria interessante vc fazer um teste com uma agulha maior...
    Vou colocar um link do seu blog no meu...
    Um grande abraço! Dani

    ResponderExcluir
  3. Nichole querida, fiz a resposta para você mas ficou muito grande, então resolvi transformar num post...rsrsrsrsrs....
    Mas em resumo é o seguinte: sempre quis desde o primeiro momento colocar bomba de insulina na Júlia (ela apresentou diabetes com 1 ano), mas apesar da vontade achamos ela muito imatura (ela acabou de fazer 4 anos) para uma responsabilidade dessas... Queremos que ela com 6 anos ja esteja usando a bomba... Pelo menos essa é a nossa previsão por enquanto...

    Vi que você está pensando em colocar na Vivi não é??? Eu se fosse você, na idade da Vivi (acho que ela tem 7 não é???) eu já tinha colocado!!!! Só tem que pensar na parte técnica da coisa, tipo, se vai entrar com processo para conseguir com o governo, ou se vai comprar mesmo etc.
    O controle com a bomba de insulina não tem igual....
    Um beijão!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Dani!!!
    Gostei muito do seu blog, e obrigada por estar aqui no meu também!!!
    Ótima dica a sua!!! Acho que tenho até uma agulha de 8mm aqui em casa, vou fazer o teste amanhã mesmo!!!!
    O bom de nossas postagens é isso!!! essa troca de experiências só nos faz crescer e aumentar nossa qualidade de vida...
    Obrigadão querida!!!!!!
    Um beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Carol e Dani..
    Aqui chegamos a conclusão que a agulha de 8mm, pra Vivi, dói menos que a de 5mm!!!

    Parece brincadeira, né.... com a de 5 ela reclamava muito, como eu troco seringas por agulhas, um dia veio uma caixa de 8 e eu resolvi tentar sem nem avisar a Vivi, ela se espantou, perguntou se a agulha era menor pq ela nao tinha sentido nada... e quando mostrei e disse que na verdade era MAIOR, ela deu muita risada..

    Fizemos mais algumas comparações, quanto tomava a lenta e a rapida junto, duas picadas, fazia cada uma com um tipo de agulha, não contava pra ela, e ela sempre dizia q a maior tinha doído menos, sem saber!!!

    Sobre a bomba... na proxima consulta vou conversar com o Dr. Calliari e definir. Tem um teste drive que custa mais ou menos 200 por mês, enquanto isso damos entrada pra consegui-la pelo governo!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,
    se até a maioria dos adultos tem receio qto as injeções, imagine as crianças. É engraçado que as vezes qdo aplico a insulina não sinto desconforto nenhum mas em outras ocasiões arde, dói, queima...seja com a NPH ou com a ultra rápida (Humalog).

    Parabéns pelo blog e por sua força e dedicação!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol,
    se até a maioria dos adultos tem receio qto as injeções, imagine as crianças. É engraçado que as vezes qdo aplico a insulina não sinto desconforto nenhum mas em outras ocasiões arde, dói, queima...seja com a NPH ou com a ultra rápida (Humalog).

    Parabéns pelo blog e por sua força e dedicação!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. MEU FILHO RODRIGO TEM 16 ANOS E NÃO QUER DE MANEIRA ALGUMA FAZER RODÍZIO,SÓ APLICA NOS BRAÇOS E NÃO INSISTA,DIFICILMENTE ACIMA DO BUMBUM,EU FICO SEM PODER FAZER NADA,POIS QUERIA MESMO ERA ESTÁ NO LUGAR DELE,ENFIM SÓ DEUS MESMO.GOSTEI DO CONSELHO DA COLEGA PROCURAR FAZER UMA TERAPIS,VOU TENTAR AFINAL NINGUEM É DE FERRO,E COMO SOFRE MÃE DE DIABÉTICO NÉ?PAI TAMBEM...ABRAÇOS PESSOAL FOI UM PRAZER

    ResponderExcluir
  9. Olha , eu tenho 19 anos , e tenho diabetes desde os 12 .
    Tive a infelicidade de na época não saber NADA , e apliquei frequentemente na barriga . Hoje tenho duas ''bolinhas'' que me incomodam , que não saem de jeito nenhum , quem souber algo que eu possa fazer sobre isso, me ajudem .

    Obrigado :)

    ResponderExcluir