sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Controle deve ser maior em gripes e resfriados

Entrevista com a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva, da FMUSP

Gripes e resfriados, muito comuns quando a temperatura cai, trazem incômodo para qualquer pessoa. Para o diabético, o inconveniente adicional é que em conseqüência a glicemia também sofre e muitas vezes fica mais difícil manter os níveis de glicose sob controle. Existem, porém, formas de tentar se precaver e, também, de reduzir esses efeitos, explica a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Elizabeth recomenda que o diabético de qualquer idade sempre se vacine contra gripes e resfriados. A vacinação deve ser feita preferencialmente um pouco antes do início do inverno, para aumentar as chances de prevenção, e, no caso do idoso, pode ser recomendável também a vacinação contra pneumonia.

Outro conselho da médica é que, no frio, quando a tendência é manter os ambientes fechados, o diabético evite permanecer em locais de grande aglomeração. Se houver pessoas na família que estejam gripadas, é melhor restringir a proximidade e separar louças e talheres.

Se, mesmo tomando todos os cuidados, o diabético não conseguir evitar a gripe, Maria Elizabeth lembra que as primeiras medidas devem ser hidratar-se bastante e fazer repouso sempre que possível. Para os incômodos e dores provocados pelos resfriados, ela explica que é possível utilizar aspirina, soro fisiológico nasal e inalações. Jovens que não apresentem problema de pressão alta podem também utilizar antigripais comuns e descongestionantes nasais.

A glicemia precisa ser acompanhada com maior rigor no período da gripe. As medições devem ser mais freqüentes e, em caso de descontrole, deve ser feito o ajuste das doses de insulina. Não há necessidade de alimentação especial, diz a médica. Em relação à prática de atividade física, há restrições apenas no início do quadro gripal e ela pode ser retomada quando a pessoa estiver se sentindo bem.

FONTE: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_palavra_profissional.aspx?id=5

Um comentário:

  1. Ano passado fiz as duas vacinacoes
    gripe suina e influenza ( um tipo de gripe que e muito forte e todo inferno tem surto) mais mes passado acabei pehgando uma gripezinha ...mais gracas a deus tive um bom controle glicemico ,a minha medica me deu os remedinhos pra gripe e logo pasou ...ai esse mes veio a alergia tipica dessa epoca (colheita de arroz ) sou alergica ,entao ela me medicou e agora estou bem !!!
    Sempre que tenho qualquer sintoma a minha medica que trata o diabetes que me examina ...aqui e um pocuo diferente os medicos que tratam a diabetes sao clinicos gerais especializados em diabetes que trabalham em parceria com um infermeiro especializado em diabetes e uma nurticonista e um farmaceutico especialista em insulina ( sao essas 4 pessoas que cuidam de mim desde o diagnostico)
    bjim

    ResponderExcluir