sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Reportagem na Revista Crescer

Recebi hoje de uma amiga-prima-irmã a dica de uma reportagem que saiu na Revista Crescer, sobre o dia mundial do diabetes e resolvi compartilhar com vocês!!!!

Obrigada Renatinha pelo carinho e atenção sempre!!!! Saudades!!!!!


Dia Mundial do Diabetes: educação e prevenção
Este ano, o foco da campanha é a informação como base para prevenção e controle do diabetes. E os números mostram que a incidência está crescendo entre as crianças. Veja como prevenir a doença
Ana Paula Pontes
 Shutterstock
Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, promovido, no Brasil, pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Atualmente, essa é uma das doenças crônicas mais comuns em crianças, tanto é que há dois anos, elas foram o tema da campanha. Este ano, o enfoque é a importância do conhecimento sobre a doença para que, assim, haja prevenção.
No Brasil, segundo a SBD, mais de 10 milhões de brasileiros são diabéticos e 500 novos casos surgem a cada dia. Em relação às crianças, dados mundiais da International Diabetes Federation (Federação Internacional de Diabetes - IDF), mostram que há cerca de 440 mil crianças com menos de 15 anos com diabetes tipo 1, antigamente chamado juvenil. E o índice sobe 3% ao ano na fase pré-escolar. Já, o diabetes tipo 2, que até então atingia em sua maioria adultos por volta dos 40 anos, está cada vez mais presente entre elas. “O excesso de peso é o principal fator para o desenvolvimento desse tipo de diabetes. O estilo de vida das crianças mudou. Elas ficam em casa, não brincam tanto fora como antes e não têm uma alimentação adequada”, diz Antonio Carlos Lerario, endocrinologista e diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes.  
Sim, a genética tem uma grande influência. Mas o fator ambiental desempenha um importante papel no aparecimento da doença. Por isso, é tarefa dos pais e de todos que convivem com a criança incentivar hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas regulares para evitar o sobrepeso. Isso porque estudos mostram que exercícios físicos e dieta equilibrada podem prevenir 80% dos casos de diabetes tipo 2. 

Quanto mais cedo, melhor

 Receber a notícia de que a criança tem diabetes não é fácil para os pais. Mas diagnosticar a doença tão logo ela apareça é fundamental para melhorar a qualidade de vida da criança. Se ela está acima do peso ou ainda há na família casos de pessoas com diabetes e hipertensão, por exemplo, é preciso fazer um rastreamento com um profissional para descartar o diabetes. Alguns sinais, como muita sede ou fome, urina em excesso, cansaço ou perda brusca de peso, também são motivos para procurar o médico o mais rápido possível.

Tudo azul

Para celebrar o Dia Mundial de Diabetes, em 2007, a IDF lançou a ideia de iluminar de azul monumentos espalhados pelo mundo. No Brasil, este ano, o número de participantes da mobilização já passa de 90. Entre eles, o Cristo Redentor e o Pão de Acúcar, no Rio de Janeiro, e a Praça da Estação, em Belo Horizonte receberão uma luz azulada. Confira outros locais que serão iluminados e outras informações sobre a data no site  http://www.diamundialdodiabetes.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário