segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como retomar uma boa dieta após os excessos

Festa, com certeza, foi o que não faltou. Foi festa de amigo secreto, de encerramento das aulas, de confraternização e, ainda, as ceias de Natal e de Ano Novo. Com tanta atividade, muita bebida e comida gostosa, é praticamente impossível que alguém tenha passado incólume pelo final do ano. Afinal, quem resiste a tantas tentações? Mas agora é que são elas. O ano está começando e os probleminhas estão aí, nos batendo à porta, ainda que não passem de uma leve dor na consciência ou uns quilinhos a mais.
Para quem sucumbiu aos prazeres natalinos, o negócio é seguir as dicas da nutricionista Daniéla Magro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e voltar mais que depressa a sua alimentação normal, com carnes magras, queijo branco light, frutas, legumes e muita verdura. Durante os primeiros dias após os excessos, deve-se evitar novo consumo de gorduras. Assim, é bom riscar do cardápio pós-festas as frituras, os empanados, queijos amarelos, sorvetes, bolos, manteiga, amêndoas, castanhas e carnes gordas, por exemplo.
Mas só isso não é suficiente para eliminar o excesso de gordura que fatalmente se ingeriu durante as festas. Afinal, as gorduras é que não faltaram nas nozes, nas castanhas, no tender, no leitão, no pernil, nos doces e em tudo o mais que enfeita as mesas de fim de ano. O ideal, aconselha Daniéla, é aumentar um pouco a freqüência das atividades físicas que o portador de diabetes já pratica normalmente, porque a atividade física ajuda a diminuir os quilos adquiridos e a melhorar a glicemia.
Assim, se a pessoa faz exercícios uma vez por dia, deve passar a fazer duas. Se for impossível reservar dois horários para essas atividades, deve-se aumentar um pouco o tempo normalmente dedicado aos exercícios em 15 a 20 minutos. Daniéla recomenda que, apesar dos exageros cometidos nos dias anteriores, não se deixe de fazer um lanche - ou tomar o café da manhã, se a atividade for praticada logo cedo - antes de iniciar a "malhação".
A nutricionista faz um lembrete. Em caso de hiperglicemia, se as taxas estiverem acima de 300 mg/dl, muitos médicos não recomendam a prática de exercícios físicos. Nesse caso, antes de fazer qualquer atividade física, a recomendação é de primeiro regularizar a glicemia em níves aceitáveis para a prática de exercícios e, depois, iniciá-los.
Ela também aconselha que a pessoa aumente a ingestão de líquidos: muita água, chás, limonadas com adoçante, tudo isso ajuda a manter a hidratação do corpo, tão necessária no período de verão. Sem esquecer que, se normalmente é necessário beber de 2 a 3 litros de água por dia, quando se aumenta a atividade física a quantidade de líquido também precisa aumentar. Para cada hora de exercício aeróbico (caminhadas, natação, ciclismo, dança), por exemplo, deve-se ingerir entre 800 ml e 1 litro de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário