quarta-feira, 7 de setembro de 2011

EUA substituem pirâmide alimentar por ícone de prato


A primeira-dama Michelle Obama, em Washington, apresenta nova orientação nutricional

DA ASSOCIATED PRESS


O governo americano apresentou ontem (02/06/2011) um novo símbolo para estimular a alimentação saudável, em lugar da velha pirâmide alimentar.
O novo padrão é um prato dividido em quadrantes. Mais da metade do espaço é tomada por frutas e legumes. O restante é reservado para grãos e proteínas. Um círculo menor indica a porção de laticínios (um copo de leite ou fatias de queijo, por exemplo).
A indicação clássica da pirâmide mostrava o número ideal de porções, com carboidratos na base e gorduras no topo, em menor quantidade.
O secretário de Agricultura, Tom Vilsack, afirma que o chamado My Plate (meu prato) tem o objetivo de mostrar que a nutrição não precisa ser complicada. Ele apresentou o símbolo junto com a primeira-dama, Michelle Obama, em Washington.
"Os pais não têm tempo de medir exatamente 90 g de proteína. Mas temos tempo de olhar para o prato dos nossos filhos", disse Michelle.
O governo pretende usar as redes sociais, como o Twitter, e um site (choosemyplate.gov) para promover as novas orientações. Referências a açúcares, gorduras e óleos, presentes na antiga pirâmide, foram embora. A categoria antes chamada de "carne e feijões" agora é só "proteínas", abrindo espaço para opções vegetarianas, como tofu. 

Fonte: Folha de São Paulo – 03-06-2011

Um comentário:

  1. Já estava mesmo na hora de mudarem a antiga pirâmide... Tomara que dê bons resultados.

    Tô recomeçando meu blog e vim até aqui pra te convidar a me visitar de vez enquando... bjinhos

    ResponderExcluir