quarta-feira, 21 de março de 2012

Morre Júlio César Voltarelli, pioneiro brasileiro das células-tronco

Um pena! Perda grande para os diabéticos e muitos outros portadores de doenças crônicas!!!!!!

 

Morre Júlio César Voltarelli, pioneiro brasileiro das células-tronco - Cientista era professor da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.
Professor estava internado desde 9 de março em Blumenau, SC.

[Fonte: Do G1, em São Paulo -  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/morre-julio-cesar-voltarelli-pioneiro-brasileiro-das-celulas-tronco.html]

O cientista Júlio César Voltarelli, da USP (Foto: Reprodução/CNPQ)

O cientista brasileiro Júlio César Voltarelli, um dos pioneiros do país na pesquisa com células-tronco, morreu por volta das 16h30 desta quarta-feira (21) em Blumenau, Santa Catarina, informou a assessoria de imprensa da Universidade de São Paulo (USP), onde ele lecionava.

Voltarelli tinha 63 anos e estava internado no hospital Santa Isabel, em Blumenau, desde 9 de março, quando passou por um transplante de fígado.

O corpo será levado a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mas ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

O pesquisador era um dos mais respeitados cientistas do país e atualmente trabalhava como professor titular do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), onde também começou sua atuação acadêmica, em 1967.

Voltarelli também coordenava o Laboratório de Imunogenética e a Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da FMRP e pesquisava no Centro de Terapia Celular e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células Tronco e Terapia Celular, sediado no Centro Regional de Hemoterapia do HC-FMRP.

A pesquisa de Voltarelli se concentrava na área de transplante de células-tronco do sangue para doenças autoimunes e doenças do sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário