quinta-feira, 19 de julho de 2012

Manuela e sua mãe Angela : Doces amigas

Conheci Angela e Manuela no workshop para os Pacientes de Dra Susana Chen em Niterói. Manu é uma doce menina e Angela muito dedicada… Olha só um pouco da história delas:

Há mais ou menos 3 anos, não me lembro quem me indicou, como cheguei ao nome da Dra. Mariana Cypreste, mudei de pediatra, pois além de ser mais perto de minha casa, fiquei muito satisfeita com o modo como nos tratou e com todo seu cuidado com minha filha.

Niver ManuO fato é que, sem sombra de dúvidas, Deus cuida de minha filha Manuela, pois naquele momento Ele estava me trazendo um dos dois anjos que nos ajudariam a lidar com a DM1 em nossas vidas, a transformar o medo e a tristeza em força e alegria de viver e viver melhor e mais saudável.

No dia 10 de novembro de 2011, por volta das 11 horas, entrei no site do Laboratório para ver o resultado do exame de Manuela. A glicose dela, em jejum estava em 368. Aquilo que eu não gostaria de acreditar estava confirmado!!!!

Há mais ou menos 2 meses, minha pequena começava a apresentar os sintomas clássicos da Diabetes: cansaço, crise de choro, perda de peso, fome aumentada, sede excessiva, aumento acentuado de urina . Mas até então eu me apegava às desculpas: Está cansada porque está fazendo muitas atividades; está mais chorosa porque está na fase do dengo, está emagrecendo porque está “espichando”, está com mais fome porque gasta muita energia, está bebendo mais porque finalmente me escutou e diz agora que está gostando de água, está fazendo muito xixi porque está bebendo mais água. Afinal, qualquer desculpa era melhor do que acreditar nessa herança maldita...

Hoje, sei que a DM1 não é hereditária, mas meu pai e meu avô paterno são diabéticos tipo 1 e por conta disso fiz até a coleta do cordão umbilical, para uma futura descoberta de tratamento da diabetes. Mas, daí a aceitar que aqueles acontecimentos estavam mostrando que minha filha teria que conviver com agulhas, aplicações de insulina, pontas de dedo, restrição alimentar, monitoramento constante, etc., era algo muito difícil de aceitar.

Foi pela insistência de meu pai, pela aparência já desidratada dela e o fato de ver aquela menina, com apenas 6 anos, tão ativa e alegre, bem mais quietinha e acanhada, que pedi a Dra. Mariana o pedido de exame de sangue.

Depois de muito chorar, falei com Dra. Mariana pelo Viber e ela mandou que eu fosse pela manhã direto para o seu consultório para vermos a glicemia de Manu e o exame. Ela até tentou me tranquilizar dizendo que poderia ser erro do laboratório, mas eu já tinha certeza...

Ao chegarmos lá, ela fez o exame de dedo : 438. Ligou para a Dra. Susana Chen, que pediu que eu comprasse o glicosímetro, as agulhas, as insulinas Levemir e Novorapid , que ela marcaria alguma hora comigo no consultório no dia seguinte. Até lá eu deveria tirar da dieta alimentar de Manu, qualquer coisa com açúcar, diminuir massas, etc.

E assim, no dia seguinte, pleno sábado, às 18h (lá ficamos até as 20h), estávamos eu, Manuela , Dra. Susana com seus dois filhos e Dra. Mariana, no consultório médico, onde nosso segundo Anjo me explicou o que estava acontecendo, o que iria acontecer e como proceder . Naquelas duas horas compreendi que não estaria sozinha, e que não poderia esmorecer para que minha pequena pudesse ter uma infância feliz e uma vida saudável e que juntas, minha filha e eu, poderíamos transformar toda aquela “tempestade” em “bonança”.

Angela, mãe da Manuela

Segue ainda um vídeo que a Manu fez mostrando como que ela tira a glicemia… olha que lindo!

2 comentários:

  1. Carol, a Manu é demais!!!!
    Beijinhos nela!!!

    ResponderExcluir
  2. que linda! super bjo a todos vcs...um dia vou mostrar isso pro meu filhote DM1 hj com 1 aninho!!! obrigada manu...seu video vai ajudar muuuuito :)!

    ResponderExcluir