segunda-feira, 12 de novembro de 2012

{Mães em ação} Chegou o Novembro Azul

DSC_5960

E chegou o "novembro azul", mês oficialmente dedicado à conscientização sobre os perigos e prevenção do diabetes.  Em mais de 160 países, iniciativas voltadas à identificação precoce e cuidados com a doença ganharão destaque, especialmente no dia 14 de novembro, dia mundial do diabetes.

No Brasil, as ações são coordenadas pela sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com o objetivo de espalhar informações e alertar para a prevenção da doença e mostrar que é possível prevení-la e controlá-la com hábitos saudáveis, e principalmente Educar a População.

Desde o ano passado, nosso grupo de diabéticos, pais e familiares, resolveu aderir a um movimento americano bem interessante, chamado de "Blue Friday". Aqui no Brasil, passou-se a chamar de "SextAzul" e foi adotado esse ano oficialmente na campanha da SBD. A proposta é usar a internet, redes sociais e Blogs para fazer uma grande "onda azul" em prol da CONSCIENTIZAÇÃO DO DIABETES. Passamos então a usar azul não apenas no dia 14 de novembro, mas em todas as sextas-feiras do mês de Novembro!

Sexta Feira Azul Jujuba Diabe ́tica

Ano passado a onda azul foi um grande sucesso na internet e esse ano até começamos a fazer o movimento antes que chegasse novembro. Muito legal toda essa mobilização. É uma forma muito interessante de ter o diabetes sempre em pauta e de nos sentirmos ativos na luta por nossa causa.

Um dos grandes desafios para o paciente diabético é a rotina de cuidados com alimentação e controles glicêmicos. Normalmente a atenção é dedicada às intercorrências mais evidentes (hipoglicemia), não se emprestando o mesmo cuidado e atenção para um nível constante e uniforme de hiperglicemias, quadro que a médio e longo prazo costuma trazer complicações importantes e que não podem ser negligenciadas. Ter um dia na semana para se lembrar da importância do tratamento ajuda no processo.

Eu particularmente uso algo azul em todas as sextas feiras. E em algum momento do dia, Jujuba também faz questão de usar. Para ela,dia de sexta feira é dia de brinquedo na escola e de usar azul de alguma forma...

Sexta _azul

E ela inventa de tudo... Adoro cultivar isso nela. Acho que é uma ótima forma de deixá-la sempre em contato com a causa, manter a atenção com o seu próprio tratamento, criando consciência sobre sua condição. Entendemos que faz parte do contínuo processo de criação de sua autonomia frente à doença. Em breve ela estará independente para realizar aplicações e medições e a sexta azul sempre nos permitirá estar mais próximos, prestando suporte necessário.

PARA CONTINUAR LENDO CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário